Nega Louca: Tudo sobre Co-Wash

19 março 2017

Tudo sobre Co-Wash


O co-wash é um técnica usada para lavar os cabelos sem o utilizar o shampoo, apenas com o condicionador. Esse método foi desenvolvido para quem quer evitar o uso de sulfato nos fios, químico que está presente na maioria dos shampoo do nosso dia a dia, pois, são responsáveis pela limpeza e pela espuma, além de limpar os fios eles retiram os óleos naturais e os lipídios do cabelo.
O co-wash surgiu da necessidade de recuperar o cabelo os danificados usando produtos sem sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina.

Os cabelos mais indicados para fazer o uso dessa técnica são os cabelos quimicamente tratados, com mechas ou luzes, ressacados, cacheados ou crespos. Mas se você tem um o cabelo oleoso saiba que essa técnica não é recomendada para você, agora se você tem o cabelo tingido você pode fazer uso das duas lavagens a tradicional e o co-wash, isso pode fazer com que a sua tintura dure mais tempo, então lavar o cabelo com shampoo de vez em quando pode te ajuda a segurar a sua tintura um pouco mais (a maioria dos sites que eu li, dizem que usando as duas lavagens você consegui segurar por mais tempo a tintura no cabelo, então testem e me contem depois).

Você precisa saber que no começo o seu cabelo pode ficar um pouco estranho, mas pode ficar tranquila porque é apenas uma fase de adaptação do seu cabelo, durante muito tempo você uso produtos com sulfato e ai do nada você troca para produtos livre desses "venenos" para o seu cabelo, é claro que ele vai ter uma reação e você vai conhecer o seu cabelo natural. Essa é técnica é ótima para quem está entrando na transição porque o seu cabelo novo vai crescer livre de sulfatos, derivados de petróleo e outros. Ele pode ficar oleoso e pode coçar um pouco, mas não se preocupe porque depois que você passar pela fase de adaptação tudo vai voltar ao normal.

O resultado se o seu cabelo está muito ressecado ou completamente danificado por processos químicos, essa técnica pode recuperar a saúde dos seus fios sem a necessidade de fazer uso de outros tratamentos químicos, que podem danificar ainda mais o seu cabelo em longo prazo.

Dúvidas frequentes sobre a técnica:
  • Por que condicionadores são usados nessa técnica? O condicionador tem agentes emolientes que limpam sem ressecar os fios, para ter um resultado positivo, você precisa evitar condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis porque esses produtos formam uma película que impede que água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio. Por isso que recomendado fazer a hidratação no cabelo antes do condicionador, pois, esses produtos fecham as cutículas do cabelo.
  • Quais condicionadores eu posso usar? Para fazer essa técnica você precisa do produto certo não da para usar qualquer tipo de condicionador, porque isso pode trazer problemas para o seu couro cabeludo como: dermatite, seborreia e queda de cabelo, então evitem produtos com: petrlatum, mineral oil, paraffnum liquidum, isoparaffin, isododecane, dimethicone, silicon, dodecane e alkane. Procure por produtos com tenham derivados de coco na sua composição, como por exemplo: cocamidoproply betaine, pois vai te oferecer uma limpeza mais profunda.
  • Quantas vezes eu posso usar o método? A técnica foi criada para substituir a lavagem tradicional, então você pode usar normalmente como fazia antes com o shampoo.

COMO FAZER:
  1. Molhe os cabelos com água morna e massageie o couro cabeludo. Dessa forma a "gordura" vai saindo do cabelo.
  2. Retire o excesso de água com uma toalha (o excesso de água pode dificultar o acesso do condicionador).
  3. Aplique o condicionador da raiz até as pontas (não se esqueça de massagear bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem).
  4. Massageie as mechas de cima para baixo (para limpar os fios).
  5. Enxágue bastante (não deixe resíduo nos fios). 
E você já testou o co-wash? Me conte o que achou dessa técnica. Você ainda tem alguma dúvida sobre o Co-Wash? Deixe a sua pergunta nos comentários.
Beijos, Thayná Fortunato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário