18 março 2017

Tudo sobre Transição Capilar



O que é transição? É processo pelo qual você passa quando resolver para de passa qualquer tipo de química no cabelo e deixa-o crescer naturalmente. Aceitação do seu cabelo natural.

Como eu faço a transição capilar? A transição não é feita ela acontece atrás do seu desejo de se libertar dos processos químicos (relaxamento, progressiva, permanente e outros). Então para entrar nesse processo basta deixar o cabelo crescer naturalmente.

Quanto tempo dura a transição? O tempo de transição vai depender apenas do seu cabelo, porque não existe um tempo certo de duração, isso vai mudando de pessoa pra pessoa. Só vai depender se você, você pode ficar em transição por três meses e resolver fazer o Big Chop ou deixar ele grande e só corta com se sentir mais segurança de que é isso que você quer.

O que é o Big Chop? O famoso grande corte, o corte que fazemos para retirar toda a química no cabelo. Você pode saber mais sobre o Big Chop nesse post, o BC não é obrigatório. Você pode investir em texturizações, penteados, tranças e também pode ir cortando aos poucos, assim quando menos esperar toda a química já foi embora.
Você pode continuar fazendo escova, chapinha e babyliss obvio que esses processos não devem ser realizados todos os dias se não haja hidratação nesse cabelo.

Processo de aceitação - No começo vai ser muito estranho porque a sua raiz vai ficar super enrolada e o restante do cabelo super liso, então você pode recorrer as texturas para dar um pouco de definição ao fio liso. Com o passar do tempo isso vai ser tornando mais fácil.

Você também vai precisar aceitar o seu cabelo para tornar tudo mais fácil, porque vão ter várias pessoas que vão dar a opinião delas (que obviamente você nem pediu a elas). A frase que você mais vai ouvir é: - Seu cabelo era mais bonito liso. Isso vai vir de pessoas que nem conhecem você vão querer te desanima, mas não caia na pilha delas e siga no seu desejo de voltar a se cacheada.

Meu cabelo vai voltar ao natural?  É possível sim o seu cabelo voltar ao que era antes você apenas precisar tratar dele com todo carinho e amor, porque é um processo demorado e aos poucos o seu cabelo mais começar a dar sinais de vida. 

O meu cabelo está demorando demais para crescer. E agora? Saiba que o seu cabelo não crescer da noite para o dia é um processo que vai demorar um pouco. Hoje em dia no mercado já existe vários produtos para ajuda no crescimento do cabelo e você pode recorrer a um deles, mas que fique claro esses produtos também não vão fazer o seu cabelo crescer super-rápido. Cuide da alimentação e da saúde dos seus fios para ter um bom resultado.

Meu cabelo está caindo, isso é normal? Sim, é normal. Quando começamos com a transição capilar o nosso cabelo fica com duas texturas e isso acaba deixando a parte quimicamente tratada mais fraca e isso acaba fazendo com que o nosso cabelo quebre e caia com frequência.  

Algumas partes do meu cabelo estão lisas, o que eu faço? Isso se chama textura e você pode ficar tranquila (o) que o seu cabelo inteiro vai ficar cacheado sim. Pode não ser agora, mas é só dar bastante atenção ao seu cabelo, principalmente as parte mais lisas. Você só precisa aprender técnicas de texturização para facilitar o seu dia a dia.

Posso fazer relaxamentos? Relaxamentos também são químicas. Portanto, se você fizer uso desses tipos de produtos, não estará em transição. O processo de transição capilar acontece quando você resolve não fazer mais uso de qualquer química que mexa com a estrutura do seu cabelo.

Posso fazer chapinha/babyliss? Sim, mas use com moderação porque a chapinha pode danificar mais o cabelo quimicamente tratado. Você vai precisar cuidar mais bastante dos fios para que eles não fiquem ressecados com o uso de babyliss. 

Posso pintar ou descolorir e pintar o cabelo? Sim, você pode pintar ou descolorir o seu cabelo durante a transição. Mas pelo amor de Deus procure um profissional para fazer esse processo nos seus fios porque eu vejo inúmeros depoimentos de meninas que tentaram pintar o cabelo em casa e o cabelo acabou ficando liso e isso acontece porque as tintas contêm químicas então se você não usa-la da forma certa, você vai que começar tudo do zero.

Se você for descolorir o cabelo saiba que o seu cabelo vai precisar de bastante hidratação, o ideal é que você faça um cronograma capilar pra devolver a saúde do cabelo porque o processo  de descoloração é bastante agressivo e requer que o cabelo esteja saudável.

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER!

O seu cacho pode ser diferente: Existem vários tipos de cabelos, texturas e cores, então não entre na transição achando que o seu cabelo vai ser igual da atriz tal que você viu na novela ou em algum filme. Cada pessoa tem um cabelo diferente e você precisa aprende cuidar do seu, usar pessoas famosas de inspiração é sempre bom, mas saiba que o cacho pode ser diferente.

Conheça o seu cabelo: É como eu falei acima, o seu cabelo vai ser diferente não adianta. Então você pode procurar saber qual é o seu tipo de cabelo para que você cuide melhor do seu cabelo.

Você não tem que fazer o BIG CHOP: O grande corte fica por sua conta e coragem, eu mesma cortei o cabelo e no outro dia já fui correndo relaxar a raiz porque eu acho que dei um passo maior que a minha perna mesmo com muita vontade de corta. Então quando você sentir vontade faça o seu Big Chop com calma e segura de que é isso que você quer.

Você pode desistir: Estou na transição mais não estou gostando da estrutura original do meu cabelo e agora? Posso fazer um relaxamento? Sim, você pode. Eu mesma já fiz uns quatro relaxamentos depois que "comecei" a minha transição e não me arrependo porque eu fiz para soltar os meus cachos. Então é uma escolha sua seguir o processo de transição ou continuar fazendo os seus processos químicos aumentando o tempo de um para o outro.

Depois de todas essas dicas acho que vai ficar mais fácil passar pela transição né?
Beijos.

2 comentários:

  1. Estou na transição faz 9 meses e estou amando meu cabelo apesar do fator encolhimento kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou amando o meu, mas que eu queria acaba com o fator encolhimento eu queria. hahaha

      Excluir